Topo

Petistas têm de se voltar para Capitulo XVIII de “O Príncipe”, que trata do compromisso com o sucesso ou com a derrota. Será útil e prudente

Reinaldo Azevedo

22/06/2018 08h28

Estátua do escritor Nicolau Maquiavel na Galeria Uffizi, em Florença.

Alguns petistas, é certo, leram "O Príncipe", de Maquiavel. Quem o fez com competência encontrou, no fim do capítulo XVIII, a frase que popularizou uma corruptela que o autor nunca escreveu: "Os fins justificam os meios". Não! Em tom de crítica, diz ele: "O que importa é o sucesso das ações (…): os meios serão sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados, e no mundo nada existe senão o vulgo".

Maquiavel só estava sendo realista. Não estava expedindo uma sentença moral. Alguns, no PT, começaram a se lembrar do que vai acima: ninguém quer se comprometer com o insucesso das ações; ninguém quer se agarrar a quem escolhe a derrota. Quando alguém joga apenas a própria sorte numa obsessão destinada ao nada, ok. Quando entra a sorte alheia, bem, aí é hora de consultar "O Príncipe".

Continua aqui

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Petistas têm de se voltar para Capitulo XVIII de “O Príncipe”, que trata do compromisso com o sucesso ou com a derrota. Será útil e prudente - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo