Topo

Se Fachin não tivesse ficado com medo na 3ª e tirado de pauta recurso de Lula, o provável é que pedido tivesse sido recusado por 2ª Turma

Reinaldo Azevedo

28/06/2018 07h55

Se o ministro Edson Fachin não tivesse ficado com medo e retirado de pauta o recurso em que a defesa de Lula pedia a sua soltura e a suspensão dos efeitos da sentença, a petição teria sido votada — estava prevista para dia 26, terça — e, muito provavelmente, recusada. Dificilmente, e apontei isto aqui desde sempre, a Segunda Turma teria tomado uma decisão que contrariava votação do pleno, que negou habeas corpus preventivo ao ex-presidente. São, sim, recursos distintos, mas a fundamentação era bastante parecida. José Dirceu, cumpre notar, não havia passado pelo crivo do pleno. Aliás, já demonstrei aqui, Fachin fez mal em retirar o assunto de pauta porque ´é certo que a defesa recorreria, e o tema voltaria ao tribunal, como voltou. É bem verdade que ele manobrou: tirou a questão da Segunda Turma e a remeteu ao pleno, onde espera obter nova vitória — isto é: manter Lula preso.
Mais aqui

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Se Fachin não tivesse ficado com medo na 3ª e tirado de pauta recurso de Lula, o provável é que pedido tivesse sido recusado por 2ª Turma - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo