Topo

OS BOLSONAROS E O TALIBAN 3: Eleito vai despejar, aí do Palácio do Planalto, “Orixás”, de Djanira, um dos ícones da pintura brasileira

Reinaldo Azevedo

18/12/2018 08h03

"Orixás", de Djanira. Bolsonaro não quer a obra no Palácio do Planalto

O saguão do segundo andar da sede do Executivo exibe a obra "Orixás", da pintora brasileira Djanira (1914-1979), nome de relevo entre os pintores brasileiros mais reputados em todos os tempos. Há quem não goste, claro! Mas Djanira é parte da nossa história e tem obra no acervo permanente no Museu do Vaticano. Não serve aos olhos exigentes de Jair Bolsonaro e seus pensadores. Também a Djanira será despedida do Planalto — o presidente eleito deve considerar que esse papo de "Orixás" é concessão ao politicamente correto. O destino da obra pode ser o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Sim, certamente será vista por mais gente e por olhos mais competentes. Mas isso não minimiza as manifestações evidentes de intolerância. Daqui a pouco começa o show de desconversa: "Ah, não é bem isso…" Ou: "Não há preconceito nenhum nas escolhas".
Continua aqui

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

OS BOLSONAROS E O TALIBAN 3: Eleito vai despejar, aí do Palácio do Planalto, “Orixás”, de Djanira, um dos ícones da pintura brasileira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo