Topo

COMO INFLUENCIAR E MATAR PESSOAS 4: Programa de Zema para o Meio Ambiente é uma vereda para a lama e para a terra dos mortos

Reinaldo Azevedo

26/01/2019 21h02

Eu achei a proposta de Romeu Zema, este homem "novo", para o meio ambiente. Repete na esfera estadual o que o presidente Jair Bolsonaro prega em escala nacional. Reproduzo a síntese da proposta dessa gente nova:
"O licenciamento é pressuposto para grande parte dos negócios, contudo, ele raramente é conduzido corretamente. É provável que a boate Kiss e a Samarco, por exemplo, estavam legalmente regularizadas no papel, mas a prática mostrou o contrário.
Considerando a morosidade do setor público, é mais eficiente inverter a lógica dos licenciamentos, presumindo a priori a inocência por parte do agente econômico. Porém, em contrapartida a esta presunção, serão garantidas severas e implacáveis punições, a posteriori, no caso de irregularidades"
.

É claro que minha primeira tentação e apontar os múltiplos analfabetismos do texto. Mas deixo isso pra lá agora. Ao contrário do que diz esse troço moralmente indigente, a Samarco deixou de cumprir regras atreladas ao licenciamento, como ter um plano de contingência para desastres, por exemplo — que também não funcionou no caso de Brumadinho. Faltou rigor na concessão do licenciamento, que é justamente o que prega "negócio" chamado "Partido Novo". Quanto à Kiss, constataram-se nove irregularidades no que diz respeito à segurança do lugar, inclusive a ambiental. Em todos os casos, faltou poder público e sobrou, como é mesmo que diz o "Novo"?, a presunção da "inocência por parte do agente econômico".

O que o "Novo" propõe em matéria de meio ambiente pertence ao mesmo catecismo do bolsonarismo: o rigor não pode atrapalhar os negócios, que têm prioridade. Se acontecer alguma coisa, aí a gente vê o que fazer com o leite derramado. Zema já deu a sua fórmula e já faz história: "resgatar somente corpos".

A delinquência que vai acima não obedece nem à lógica elementar:
1: licenciamento é pressuposto dos negócios e não pode atrapalhá-los;
2: o rigor no licenciamento não impede tragédias; se não impede, que se opte pela falta de rigor;
3: em vez de impor exigências prévias para impedir desastres, o que atrapalha os negócios, opte-se por "punições garantidas e severas" caso eles aconteçam.

Isso é considerado… novo!

Essa proposta é a vereda para a lama e a terra dos mortos.
Continua aqui

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

COMO INFLUENCIAR E MATAR PESSOAS 4: Programa de Zema para o Meio Ambiente é uma vereda para a lama e para a terra dos mortos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo