Topo

Exército designa coronéis da ativa para órgão federal de inteligência em Pernambuco, Ceará e Amazonas

Reinaldo Azevedo

21/02/2019 21h01

O comandante do Exército, o general Edson Pujol, designou três coronéis do Exército na ativa para superintendências da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em estados do Nordeste e do Norte. O movimento voltou a alimentar o temor entre servidores da agência sobre um retorno de práticas do SNI (Serviço Nacional de Informações), marcado pela espionagem contra opositores da ditadura militar (1964-1985) e extinto em 1990.

Segundo a portaria publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira (20), as transferências ocorrem "por necessidade do serviço" para o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), no Palácio do Planalto, chefiado pelo general Augusto Heleno, ao qual a Abin está subordinada. O coronel de artilharia Julio Teodorico Nascimento Netto, o coronel de infantaria David Meireles e Sá e o coronel de artilharia José Gerino Bezerra Cordeiro vão para as superintendências da Abin em Pernambuco, Amazonas e Ceará, respectivamente.

Servidores da Abin receberam com surpresa as designações. Eles dizem que vão continuar cumprindo o entendimento consolidado nos últimos anos de que a agência não investiga pessoas em especial. A dúvida é se o general Heleno pretende fazer atalhos para cumprir missões indigestas para a Abin, seja usando a inteligência militar, seja ocupando os cargos civis na Abin com militares da ativa, movimento que poderia estar saindo do papel a partir das três designações. (…)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Exército designa coronéis da ativa para órgão federal de inteligência em Pernambuco, Ceará e Amazonas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo