Topo

STAND-UP DE GUEDES 2: Falou o certo sobre economia e derrapou na política

Reinaldo Azevedo

19/03/2019 07h34

Em seu discurso, Paulo Guedes acertou na economia, na resposta que deu sobre as relações do Brasil com a China, mas, para não variar, errou no tom ao tratar da política, o que, definitivamente, não é a sua praia. Ainda que possa ter sido engraçado ao se referir aos dotes de masculinidade do presidente, que supostamente lhe permitem enfrentar a questão dos gastos e das reformas, parece impróprio. Vamos ver: sem as "balls", Margaret Thatcher, por exemplo, foi ainda mais corajosa.

Ao fazer um apelo para que os EUA parassem de criar dificuldades para o Brasil integrar a OCDE, afirmou o ministro: "Os EUA são o único obstáculo para que entremos, e é compreensível porque estávamos na esquerda a maior parte do tempo, mas agora estamos na direita". Trata-se de uma bobagem assombrosa porque o governo do esquerdista, para padrões americanos, Barack Obama criava os mesmos obstáculos para o governo do esquerdista, para padrões brasileiros, Lula. Há 36 países na OCDE. Há de tudo: governos de direita, de centro e de esquerda. Lá está até uma protoditadura, como a Turquia.

A OCDE é uma organização de caráter permanente que congrega países, não uma união de partidos conservadores. Essa abordagem está errada. Segundo disse, o governo Bolsonaro junta liberais e conservadores e, por isso mesmo, tem a chance de fazer a reforma. Vendeu muito bem o seu peixe, sem dúvida, e deu um freio de arrumação nas aberrações ditas sobre a China no domingo. Mas o governo Bolsonaro não é o governo Guedes. Ademais, as reformas têm de ser aprovadas no Congresso, e isso depende do voto de deputados e senadores e da articulação política. Está muito além de uma palestra animada para investidores.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

STAND-UP DE GUEDES 2: Falou o certo sobre economia e derrapou na política - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo