Topo

MILITARES 5: Até líder do PSL protesta; Bolsonaro insiste na defesa errada

Reinaldo Azevedo

20/03/2019 21h57

Elmar Nascimento, do DEM, e Delegado Waldir, do partido do presidente: ninguém se entusiasma com o texto

As reclamações já estão em todo canto. O líder do PSL na Câmara, delegado Waldir (GO), afirmou por exemplo: "Nós estaremos analisando; sabemos que vem uma reestruturação de cargos que traz gastos públicos; a liderança vai ver se existe equidade com as demais carreiras policiais e aí dialogar". Notaram? Ele nem falou como líder da legenda a que pertence o presidente, mas como representante dos policiais. Como já observei aqui, parte considerável da bancada do partido é ligada à Polícia. Afirmou, por sua vez, o líder do DEM, Elmar Nascimento (BA): "A gente tem que ter cuidado porque a proposta não pode ser seletiva. Temos que dar o mesmo tratamento a civis e militares sob pena de contaminar o ambiente [de votação]. Fico preocupado quando se fala em reestruturação de carreira. Será que era o momento adequado para se tratar disso?"  Bolsonaro sustentou, em conversa com os parlamentares, que as perdas dos militares vêm desde o governo FHC e, segundo ele, chegariam a 70%. Não se sabe a origem dessa conta. Afirmou: "Se os senhores buscarem a medida provisória e somarem com o que chegou agora, podem ter certeza que é uma reforma previdenciária muito mais profunda que essa do regime geral. Esse é o apelo que faço aos senhores. Ao analisarem essa proposta, levem em conta a que está lá atrás também". Ele se refere a uma MP que, em 2001, extinguiu benefícios como auxílio moradia e promoção automática. Notem que ele insiste em confundir benefícios da carreira com aposentadoria. De resto, os números do próprio governo não endossam a informação sobre o tal "sacrifício maior".

O Brasil precisa da reforma. Mas o governo precisa errar menos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

MILITARES 5: Até líder do PSL protesta; Bolsonaro insiste na defesa errada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo