Topo

Moro fala à Câmara: já expôs o raciocínio típico das ditaduras corruptas

Reinaldo Azevedo

02/07/2019 17h00

Sergio Moro: Ministro esboça raciocínio que embasa todas as ditaduras

O ministro da Justiça, Sergio Moro, fala, em sessão conjunta, na condição de convidado à Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, à de Direitos Humanos e Minorias e à de Fiscalização Financeira e Controle. Tenta explicar o escândalo dos vazamentos de suas conversas com o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato. É claro que escreverei um texto sobre o evento.

Por enquanto, basta destacar que o ministro insiste naquele discurso impossível: não reconhece os diálogos, mas sugere que, se verdadeiros, nada teriam de impróprio ou ilegal. Não há evidência de fraude. Quanto à segunda parte, trata-se de uma mentira: os diálogos, se ocorreram, violam o Inciso IV do Artigo 254 do Código de Processo Penal e uma penca de artigos do Código de Ética da Magistratura.

Moro abriu a sessão com a conversa mole de sempre:
"A meu ver existe uma tentativa criminosa de invalidar condenações e o que é pior: a minha principal suspeita é que o objetivo principal seja evitar o prosseguimento das investigações. Criminosos que receiam que as investigações cheguem até eles e estão querendo se servir desse expediente para impedir que as investigações prossigam."

Nada como uma boa teoria conspiratória, não é mesmo?

Qual é a essência moral de um argumento como esse? Em nome do combate à corrupção, vale tudo. E quem tenta devolver a investigação ao Estado de Direito é, então, amigo da corrupção ou está interessado no crime.

É a vigarice intelectual típica de todo pensamento autoritário.

Todos os ditadores se mostram sempre incomodados com a corrupção e acusam seus adversários de cometer esse crime e de querer escondê-lo. E assim se impõem, cercados de corruptos.

É o caso de Moro?

Bem, ele adotou o raciocínio dos ditadores. Resta ver agora a qualidade daqueles que o cercam, inclusive no governo.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moro fala à Câmara: já expôs o raciocínio típico das ditaduras corruptas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo