Topo

TSE julga na 3a. se assinaturas eletrônicas valem para formação de partidos

Reinaldo Azevedo

21/11/2019 18h09

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve decidir na terça (26) se a Justiça pode aceitar assinaturas eletrônicas de eleitores para a formação de um partido político. A decisão interfere nos planos de Jair Bolsonaro, que está lançando uma nova legenda.

O presidente tem pressa: se seu partido for oficializado até abril, poderá lançar candidatos a vereador e a prefeito. Para isso, precisa coletar 491.967 assinaturas, que precisam ser checadas pela Justiça Eleitoral. As rubricas eletrônicas acelerariam o processo.

A situação, no entanto, não é tranquila: o Ministério Público Eleitoral já deu parecer contrário e ministros do TSE tendem a rejeitar a inovação.(…)

Da coluna da Mônica Bergamo, na Folha.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

TSE julga na 3a. se assinaturas eletrônicas valem para formação de partidos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo