Topo

Reinaldo Azevedo

O erro de Lula 4: Há, sim, um acerto na fala do ex-presidente quando acusa a politização da PF, do MPF e da Justiça, coisa inaceitável

Reinaldo Azevedo

17/07/2018 15h44

Há, sim, um acerto na fala do ex-presidente Lula no vídeo divulgado por sua assessoria:
"Se essa gente quer fazer política, é melhor deixar suas funções de representação do Estado brasileiro, de representação de uma função pública neste país, e entre num partido e se candidate e venha fazer política. Mas fazer política na Polícia Federal, fazer política no Ministério Público e fazer política no Poder Judiciário é um equívoco que o Brasil não pode permitir."

A politização da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário é uma verdade inquestionável. Nos três entes, a deformação foge de qualquer padrão razoável. Creio que as respectivas atuações de Rodrigo Janot e Deltan Dallagnol, para citar dois membros do Ministério Público Federal, falam por si. E, por óbvio, o lugar da militância não são os órgãos do Estado. Ocorre que isso se dá, também, contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente Michel Temer (MDB), por exemplo. Mas o PT insiste em ser a vítima monopolista de uma derivação teratológica do ponto de vista político e funcional. O partido e o líder que já reivindicaram o monopólio da virtude, reivindicam agora o monopólio do vitimismo.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.