Topo

Reinaldo Azevedo

PANTOMIMA REACIONÁRIA 4: Este texto é lamento não de quem vê gente errada a fazer coisa certa, mas de quem vê os errados praticando... erros!

Reinaldo Azevedo

22/11/2018 06h10

Vamos voltar um tantinho no tempo e imaginar Lula ou Dilma a nomear um ministro da Educação que declarasse a intenção — porque assim há de ser, então, quando Bolsonaro fizer sua indicação — de usar o aparelho estatal para uma pregação de caráter ideológico. Sim, eu, um liberal, iria fazer o que fiz quando os petistas aparelharam o Estado: criticar. Os reacionários também protestariam. Mas, como se nota, nunca quisemos a mesma coisa, não é? Eles apenas tinham a ânsia de chegar ao poder para praticar, digamos assim, o seu "petismo de extrema-direita". Sabem o que é mais melancólico em tudo isso? Esta poderia ser uma crítica ranheta de quem vê um grupo pelo qual não tem nenhuma simpatia a fazer a coisa certa… Mas não! Este texto está mais para o lamento de quem tem a certeza de que isso vai dar errado. E explico por que falo em lamento: a educação pagará o pato — vale dizer: os estudantes brasileiros.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.