Topo

Reinaldo Azevedo

O GOVERNO E A FARDA 1: Só a política para fazer de um simples capitão o chefe de tantos generais. E o fato não deixa de ter a sua graça

Reinaldo Azevedo

26/11/2018 22h29

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, indicou para a Secretaria de Governo o general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, que Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça, havia escolhido para a Secretaria Nacional de Segurança Pública. É o terceiro general da reserva com a função de ministro. Os outros dois são Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete da Segurança Institucional). E mais um pode se juntar à turma: Joaquim Maia Brandão Junior, cotado para a Infraestrutura. O vice-presidente, Hamilton Mourão, como se sabe, também é general. A particularidade de Santos Cruz em relação aos demais é que ele é um general-de-divisão, com três estrelas. Os outros todos têm quatro e são os chamados "generais-de-Exército", o topo da carreira em tempos de paz. O posto de "marechal", a quinta estrela, foi abolido na reforma de 1967. Em caso de guerra, pode-se, excepcionalmente, conferir a um general-de-exército a quinta estrela. Nota à margem: Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, é tenente-coronel da Aeronáutica. O militar mais miúdo é aquele que a política fez o chefe de todos: justamente o presidente Jair Bolsonaro, que foi para a reserva como capitão. E isso tem lá a sua graça ou a sua ironia.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.