Topo

Reinaldo Azevedo

GUEDES HUMILHA EMPRESÁRIOS 5: Ministro se comporta na política como um zagueirão de fazenda de Chicago; manda bola para o mato

Reinaldo Azevedo

18/12/2018 07h17

Notem que não estou aqui a defender isso ou aquilo. Em princípio, parece-me que a gestão privada desse dinheiro é mais eficaz do que entregá-lo ao Estado. De toda sorte, este texto não busca concordar com isso ou aquilo. Estou apontando é a inabilidade política de Guedes e sua agressividade gratuita, que traduz, no fundo, uma grande ingenuidade, revelada num outro momento. Anunciou que vai redistribuir o dinheiro hoje excessivamente concentrado na União, repassando-o a Estados e municípios, mas, em troca, quer apoio para as reformas, em particular a da Previdência. E emendou no seu estilo zagueirão de fazenda que estudou em Chicago: "Se não apoiar, eu não tenho o que dar pra ele." E Imaginou um diálogo com governadores e prefeitos: "Vai apoiar a reforma?" Ao que responderia o interlocutor: "Não, eu não vou, não". E então Guedes o mandaria pra casa: "Foi um prazer te conhecer. Vá lá pagar a sua folha. Eu não posso ajudar. Como é que eu posso ajudar alguém que não tá me ajudando? Tenho o maior prazer em ajudar. Toda reforma que tiver, eu quero fazer questão que o dinheiro vá para Estados e municípios. Agora me dá reforma primeiro".
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.