Topo

Reinaldo Azevedo

PREVIDÊNCIA 2: No dia seguinte a vazamento de minuta, ouviram silêncio eloquente de Onyx? Disse ser porcaria texto mais manso de Temer

Reinaldo Azevedo

06/02/2019 07h59

Nesta segunda, o silêncio mais eloquente sobre a tal minuta da reforma da Previdência era o de Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civil. E olhem que ele não é do tipo que economiza palavras, não é mesmo? Eu não estou enganado ao dizer que o agora ministro se opôs de forma dura e deselegante à proposta enviada pelo governo Michel Temer, que era bem mais mansa do que essa que se atribui ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Onyx a chamou de "porcaria". A propósito: não sei se notaram outra coisa. Guedes nem assumiu nem negou que se queira idade mínima de 65 anos para homens e para mulheres e 40 anos de contribuição para recebimento integral dos proventos. Haveria outras propostas em estudo, aí com os limites de idade da suposta preferência do presidente: 57 anos para mulheres e 62 para homens. Mas, nesse caso, estima-se, não haveria regras de transição. A avalanche colheria a todos de uma vez. Seria nitroglicerina pura. E, por óbvio, costurar apoios para o texto não será tarefa de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara. A obrigação é de Lorenzoni. Quem quer que tenha vazado o texto — e a função da imprensa é publicá-lo — parece que pretendeu ser didático: "não vai ser fácil". E não vai. No conjunto das medidas, estaria corte do benefício pago a idosos miseráveis a deficientes.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.