Topo

Reinaldo Azevedo

Última intervenção dos EUA para depor um presidente na AL se deu em 1989: Noriega, do Panamá, caiu e foi preso

Reinaldo Azevedo

25/02/2019 06h25

Um líder, pouco importa a sua natureza e o que pense, não pode convocar forças estrangeiras a ocupar o território do seu país. Se Juan Guaidó flerta com a possibilidade de que países que o apoiem lhe deem suporte militar, entende-se, por contraste, que o outro lado também está livre para buscar auxílio externo. É pouco provável que Rússia e China resolvessem trocar bala com os EUA em solo venezuelano. Mas se estaria diante de uma situação inédita em muitos anos. A última vez que os EUA invadiram um país para depor um governante na América Latina foi em 1989. Os americanos invadiram o Panamá e prenderam o ditador Manuel Noriega (foto), acusado de comandar um cartel de tráfico de drogas. A operação foi deflagrada no dia 20 de dezembro, no governo de George Bush pai. Os EUA admitem a morte de 202 civis. Grupos de familiares de desaparecidos falam em pelo menos 500. Ou por outra: não existe operação indolor dessa natureza. Será que os venezuelanos aceitam Guaidó como o líder de um governo instaurado com ajuda militar externa?
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.