Topo

Reinaldo Azevedo

REFORMA 1 - Fala de Bolsonaro é fria, anêmica e alheia à Jenifer do Tinder

Reinaldo Azevedo

25/04/2019 07h31

O presidente Jair Bolsonaro falou nesta quarta à noite em rede nacional em defesa da reforma da Previdência. Quer dizer. Mais ou menos, né? A Jenifer do Tinder não deve ter entendido nada.

Tratou-se de uma fala ruim, fraca, destinada a não convencer ninguém. Para a população, boa parte do que se ouviu é búlgaro antigo. Pergunte-se de imediato: qual era o público-alvo da fala do presidente? Os parlamentares não precisam daquele tipo de pronunciamento. Há que se convencer a população porque é ela que reelege ou não os… parlamentares! A reforma traz medidas efetivas. Assim como o pré-candidato Bolsonaro vociferava, por exemplo, contra a idade mínima da aposentadoria proposta por Temer, é preciso que o presidente Bolsonaro saia em defesa da idade mínima contida na sua própria proposta. "Ah, mas a contradição ficaria clara; ele defenderia agora algo que já atacou no passado". Sim, é o custo de tentar fazer a coisa certa quando presidente depois de ter falado porcaria quando candidato.

A virtude da fala, em tendo havido uma, é recolocar Rodrigo Maia (DEM-RJ) como protagonista da reforma, o que pode acalmar os mercados. Mas, ao mesmo tempo, isso não pode servir para que Bolsonaro continue a se esconder. A proposta é sua, não de Maia. E, como resta evidente, ele continua reticente.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.