Topo

Reinaldo Azevedo

Governo quer acabar com exame que detecta droga em motoristas profissionais

Reinaldo Azevedo

05/06/2019 11h26

O projeto que o presidente Jair Bolsonaro levou pessoalmente à Câmara dos Deputados e que pretende dar às já tão violentas estradas brasileiras um ar do filme Mad Max já foi abordado neste blog nos posts que vão nestes dois links: CNH de Bolsonaro ataca pacto civilizatório e A cadeirinha, o fim da multa e a legislação porca. Uma mudança proposta pelo governo vem para agradar uma categoria que o apoiou quando candidato à presidência vem nesta matéria do site G1, que ouviu especialistas:

O projeto de lei entregue na Câmara dos Deputados pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (4) propõe que motoristas de caminhões e ônibus (das categorias C, D e E) não sejam mais obrigados a fazer exame toxicológico ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.
O projeto ainda precisa ser aprovado por deputados e senadores para entrar em vigor.
Atualmente, cada vez que vão renovar a CNH, estes motoristas profissionais devem realizar um exame para detectar consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção.
O teste consegue perceber o uso destas drogas no período de 90 dias anteriores ao exame.

Teste detecta 'rebites'

O exame detecta, por exemplo, os comprimidos chamados de "rebites", droga estimulante que faz o cérebro trabalhar mais rápido, reduzindo o sono e o cansaço do motorista.
Com essas substâncias, motoristas conseguem rodar por mais horas sem a necessidade de parada. Atualmente, para cada 5 horas ao volante, o condutor deve fazer pausas de, pelo menos, 30 minutos.
Caso o projeto de lei seja aprovado, não haverá qualquer controle do consumo de drogas para os motoristas profissionais. A medida foi criticada por especialistas.
De acordo com Maurício Januzzi, especialista em direito no trânsito, a falta do exame toxicológico deve aumentar o número de acidentes nas estradas. "Isso é um risco para o próprio risco para o motorista, e para quem trafega nas rodovias. Para agradar uma categoria profissional, ele coloca a população em risco", disse.(…)

No G1.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.