Topo

Reinaldo Azevedo

CROCODILE DUNDEE EM DAVOS 2: As falas ligeiras e irresponsáveis já começara a cobrar seu preço; amadores resistem a aprender...

Reinaldo Azevedo

23/01/2019 17h11

O discurso de Bolsonaro (íntegra aqui) é medíocre. O trecho em que convida os estrangeiros a visitar nosso "paraíso", garantindo que Moro vai lhes dar a devida segurança, é constrangedor. É coisa de guia turístico. Se o bom discurso de Lula —que o levou a sair engrandecido de Davos — não é garantia de que as coisas terminem bem, a fala acanhada do atual presidente não é necessariamente antecipação de dias ruins. Mas, para tanto, é preciso que o governo cuide de fios desencapados. As falas irresponsáveis, a atuação amadora, a truculência no trato com a imprensa, a certeza de que tudo se resolve com uma guerrinha nas redes sociais, a tacanhice ideológica, tudo isso já começa a cobrar o seu preço. A Arábia Saudita deu um tombo na importação da carne de frango brasileira. A versão edulcorada assegura que se trata apenas de medida protecionista, para assegurar interesses dos produtores locais. Falso. Trata-se de um aviso. Os Bolsonaros não olharam para a balança comercial quando acharam uma boa ideia imitar os EUA e a Guatemala e anunciar a mudança da embaixada brasileira em Israel de Telavive para Jerusalém. Eduardo Bolsonaro, o deputado mais votado do Brasil, chegou até a dizer que, se os árabes reclamassem, o Brasil poderia se unir aos EUA contra o Irã, que, por sua vez, é inimigo da Arábia Saudita, com quem poderíamos, então, indiretamente nos aliar. Bem, a Arábia Saudita é justamente o país que suspendeu parte das importações de frango. Estamos nas mãos de amadores. E de amadores que se negam a aprender e alimentam um certo rancor de quem sabe mais.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.