Topo

Reinaldo Azevedo

Randolfe: de esbirro da Lava Jato a esbirro do bolsonarismo. Queira ou não

Reinaldo Azevedo

07/08/2019 16h49

Randolfe em 2013, ainda no PSOL, puxando o saco ditatorial de Nicolás Maduro no auditório Darcy Ribeiro, na UnB. Senador usou a Lava Jato para reescrever a sua curta biografia política. E agora dá vexame do outro lado.

O senador Randolfe Rodrigues (AP), da Rede, finalmente é confrontado com a sua própria obra. Há muito este senhor se comporta como mero esbirro da Lava Jato na Casa. Eu até supunha, nos momentos de juízo mais severo, que pudesse se comportar como um laranja da operação. Mas depois dizia a mim mesmo: "Calma, Reinaldo! Seria muita pusilanimidade política".

Mas não! Reportagem publicada em parceria por Uol, Folha e The Intercept Brasil evidencia que o meu juízo mais severo estava correto. Ele se prestou a ser mera correia de transmissão do "bunker" montado na Lava Jato para perseguir e desqualificar ministros do Supremo.

O senador poderia ter, por óbvio, a opinião que julgasse mais adequada sobre isso e aquilo, o que inclui o comportamento dos ministros do tribunal — desde, claro!, que a opinião fosse realmente sua. Mas, como se pode perceber, não é.

Deltan Dallagnol resolveu terceirizar uma ADPF — Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental — para retirar Gilmar Mendes de determinados casos, na sua luta sem quartel contra o ministro que há muito vem apontado os abusos da operação. E isso, como sabemos, soa intolerável para essa turma.

Abaixo, destaco alguns títulos deste blog de posts sobre Randolfe. As datas são links que dão acesso a todos esses textos.

Vou transcrever aqui alguns títulos de posts meus ao longo dos tempos. Apenas alguns. Os posts se contam às muitas dezenas.
21.02.2018: Nenhuma estupidez é tão imodesta no Senado como a de Randolfe, amigo de Maduro. Ele é o rei da "fake opinion"
01.02.2019: Senadores da Rede, quem diria?, se tornam os principais aliados do bolsonarismo; Randolfe é o mais animado;
01.02.2019: Golpe no Senado chega ao STF; Toffoli vai decidir se o que vale para a Câmara vale para o Senado. E Randolfe, o bolsonarista enrustido
-19.02.2019: A oposição, até agora, não criou nenhuma dificuldade a Bolsonaro; líder da minoria no Senado, Randolfe, é protobolsonarista!
-17.06.2019: Bretas, o Moro-raiz e ídolo de Randolfe, faz a apologia do totalitarismo
-06.07.2019: Dada outra grave ilegalidade, Moro enrola. E o morista Randolfe. Ou já ex?;
-22.07.2019: Randolfe vira a voz da dupla Moro-Deltan, sem coragem para peitar o "Mito"

O senador Randolfe Rodrigues é uma das personalidades públicas no Brasil que resolveu colar à sua imagem à Lava Jato para tentar reescrever a própria biografia. Roberto Barroso, ministro do Supremo, é o caso mais notório de caroneiro na suposta "luta contra a corrupção". Chegou ao tribunal porque o PT achou que a sua condição de advogado "pro bono" do terrorista Cesare Battisti fazia dele um notável humanista e um jurista de escol.

O resultado é o que se vê. Barroso é uma das vozes dos subterrâneos da Lava Jato no Supremo, como Randolfe o é no Senado.

E o passado do senador, claro, resta um tanto escondidinho, não é? Como quando, em 2013, foi ao auditório Darcy Ribeiro, em Brasília, lamber a gravata vermelha de Nicolás Maduro. E, sim, Maduro já era… Maduro!

Em 2017, ele resolveu me atacar no Senado. Tratou-me como um agente da Abin porque denunciei manobras que considerei escusas da Lava Jato para depor o então presidente Michel Temer. Ora vejam! Falava fino com o Maduro, mas queria falar grosso comigo.

O que vem a público nesta quarta é uma vergonha. Já perguntei aqui onde anda Marina Silva. A cara da Rede, hoje, é Randolfe. A Rede deveria se envergonhar. E, no entanto, além de não demonstrar pejo nenhum, o partido ainda sai atirando contra um ministro do Supremo que luta para que o estado de direito coloque fim aos porões imundos da Lava Jato. Para que se possa, então, combater a corrupção sem o cometimento de crimes.

Não há alternativa. Ser hoje esbirro do lado obscuro da Lava Jato é a melhor forma que há de ser esbirro do bolsonarismo.

Randolfe é líder da minoria no Senado — vale dizer: da oposição. Convenham: com um líder de minoria como esse, Bolsonaro nem precisa dos préstimos do líder da maioria…

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.